Micro Mudança Macro Revolução

A vida cíclica em que vivemos, muitas vezes nos coloca em uma tarefa de analisarmos o ciclo que termina e planejarmos o novo que está prestes a iniciar. Neste momento, com o ano se acabando somos invadidos muitas vezes por uma sensação de impotência e frustração por termos muitas coisas ainda por terminar e não ter mais tempo, e também a tentativa de (re) planejar o próximo ciclo. Diante desses sentimentos comuns nessa época do ano vale uma reflexão: Ao invés de querer terminar muitas coisas grandiosas, empenhativas, cansativas e estressantes acumuladas o ano inteiro, começar agora a se comprometer com algumas micro mudanças que podem trazer macro revoluções em nossas vidas?
Para fazermos isso requer inicialmente um olhar contemplativo e também introspectivo, para entender o que é possível realizar em um continuo de viver. Começar hoje a pensar quais coisas micros você pode fazer que, pode causar uma revolução ao longo da sua caminhada e de quem compartilha com você esse trajeto e esse mundo. Alguns simples exemplos de micro mudanças que podem contribuir para esta revolução são, substituir os guardanapos de papel por guardanapos de pano, que, além de lindos deixam sua mesa muito mais harmoniosa e você diminui a produção de lixo e minimiza o desmatamento, outro exemplo é deixar de usar canudinhos descartáveis, que ao ser jogado nos oceanos venham a causar a morte de muitos animais marinhos. Ou quem sabe cultivar e fazer seu próprio alimento, cada pessoa pode dedicar um tempo para o cultivo de uma horta caseira para quem mora em casa ou cultivos em vasos para quem mora em apartamento, ou quem sabe buscar parceria para fazer uma horta comunitária que traz outros benefícios que é conhecer outras pessoas e fazer várias outras trocas . Pois ao cultivar ainda poderá fazer uma composteira e produzir os nutrientes que a terra necessita, tornando os ciclos contínuos. Ao olhar esta vida cíclica e promover mudanças, aprenderemos a lidar com as frustrações, pois a natureza tem seu jeito de responder aos cuidados que são dispensados a ela e assim nos dá a possibilidade de refletirmos como sendo parte do sistema e do ecossistema o que podemos buscar para evoluir e encontrar a harmonia em transitar por este mundo, então talvez nos sentiremos menos cansados pois o tempo de mudança será o tempo possível para cada um e não o tempo colocado pelo mundo dos outros.
Então pense em sua vida, mude hábitos que te trazem mal estar, seja você mesmo(a), busque os próprios sonhos possíveis. Seja você mesmo(a) com suas fragilidades e fortaleza, e saiba que ao fazer micro mudanças conscientes estará fazendo macro revoluções para o mundo.

2 thoughts on “Micro Mudança Macro Revolução

  1. Marlene says:

    Realmente são dicas muito importantes para nosso dia a dia. Sou grata pela força que me ajudou a direcionar minha vida para um modo mais leve de viver. O meu muito obrigada de coração a você e sua equipe, Feliz Natal com saúde, fraternidade, companheirismo sempre.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!