ORGANIZAÇÕES DE APRENDIZAGEM: PODE SER A SUA EMPRESA.

A forma como você percebe sua organização esta realacionada com sua concepção de mundo e de pessoas. Os modelos organizacionais são resultados do paradigma concebido nos últimos 300 anos entre os séculos XVI e XVII com Galileu, Copérnico, Bacon, Newton e Descartes. Estes pensadores desenvolveram concepções filosóficas que transformaram a ciência, a tecnologia e, consequentemente a visão de mundo, para a percepção de natureza predominantemente mecanicista.
Esta visão de mundo, baseada na investigação cartesiana, caracteriza-se pela descrição matemática da natureza e o método analítico de raciocínio, o que deu origem ao modelo organizacional que se conhece hoje. Este método concebe as pessoas como peças de máquinas em uma engrenagem, o que desencadeou um abandono dos sentidos e perda de valores sentimentos e intenções. Por esta razão tem-se dificuldade de entender o todo. Porém, posteriormente, surgiram outros pensadores com novas ideias quanto ao mundo, às pessoas e à natureza. Aqui vale ressaltar a contribuição de Bertalanffy, Bateson e Capra com o pensamento sistêmico.
O pensamento sistêmico traz para as organizações um novo modelo de pensar e de agir. pois se no modelo mecanicista, linear (de causa/efeito), se pensava que quando algo dava errado se buscava um culpado ou uma única causa e a solução era a punição do culpado ou a eliminação da causa. No entanto, esta análise superficial e imediata dos fatos não dá conta da resolução e nem mesmo de novas aprendizagens.
No modelo sistêmico busca-se analisar a complexidade do problema, além da contribuição de todas as pessoas envolvidas no processo e as múltiplas causas, cria-se grupos que se sentem pertencentes à organização e co-responsáveis com o todo, onde a cada problema se tem novas aprendizagens. Todavia, ter uma análise mais profunda requer maturidade dos colaboradores, que somente será conseguida através da comunicação clara e coerente e do desejo de buscar o verdadeiro entendimento dos fatos. Para tanto, é imprescindível entender que um problema pode ter várias causas e várias soluções. Com essa concepção, todas as pessoas envolvidas buscam a melhor solução e a melhor atitude a ser tomada para aquele dado momento, estando todos convencidos disto por terem participado da análise, lhes dando segurança na tomada de decisão.
Sabe-se que o modelo sistêmico, tira as pessoas de um comodismo, “de fazer daquele jeito por sempre ter sido feito assim”, ou “por que o chefe disse que ele não deve pensar, mas sim, executar” e requer um empenho e um envolvimento maior, o que leva as pessoas a adquirirem novos conhecimentos. Por outro lado, saber que se participa de um projeto grandioso onde aquilo que se pensa vai ser analisado e que se vai contribuir para soluções de problemas, motiva, pois naquele ambiente de trabalho seu reconhecimento não vem somente do salário recebido, mas muito mais pelo feedback pelas boas idéias que contribuíram com um novo jeito de fazer e pensar a organização.A participação possibilita sentir-se parte do todo. A idéia de crescer de ser importante leva a buscar conhecimento cada vez maior, pois a Empresa é um organismo vivo que se move através dos tempos. Hoje se está em uma função e amanha poderá se estar em outra, vai depender somente do seu desenvolvimento e interesse nas varias funções existentes na Organização. Desta forma, não importa a posição que se joga no time, mas sim o que importa e marcar gol e celebrar a vitória em conjunto.
Sua Organização poderá começar a refletir e perceber que falta ânimo e envolvimento dos colaboradores nos processos e na busca de soluções se assim o for, talvez seja o momento de começar a mudar sua visão de homem, de mundo e de organizações. Pense de forma sistêmica, perceba tanto as partes, quanto o todo e crie condições para ter uma Equipe de Aprendizagem.

Psicóloga – Terapeuta Familiar e de Casal
Noemi Paulina Cappellesso Finkler
CRP 08/03539

Psicóloga – Terapeuta Familiar e de Casal
Elisa Mara Ribeiro da Silva
CRP 08/03543

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!