O QUE MOTIVA VOCÊ???

Se você quer ter uma equipe motivada, comece com a reorganização de sua Empresa na contratação de novos colaboradores focados no seu negócio, observe pessoas que tenham paixão e afinidade com o que fazem, pessoas dedicadas e que tenham um perfil de entrega à projetos de vida, invista nas pessoas, conheça profundamente seus colaboradores, ofereça oportunidades de desenvolvimento, planeje sua Empresa e pense nela criando missão, visão e volores, organize um clima agradável e pense no departamento de Recursos Humanos (R.H.) não como custo mas sim como seu melhor investimento, desta forma conseguirá construir times que trarão resultados planejados e, consequentemente, maiores lucros.
O pedido de muitas Empresas para as agências selecionadoras é que encontrem pessoas motivadas, mas vale a pena resaltar que motivação não é algo que vem de fora, mas sim de dentro do sujeito, sendo a palavra “motivação”, o motivo para a ação, então cada um tem o seu motivo para agir. O Gestor de R.H. precisa utilizar-se de ferramentas para promover um clima organizacional que desperte o sentimento de pertencer, de co-existir a um sistema grandioso oportunizando a identificação da pessoa com a Organização, e como consequência motivar o colaborador a produzir. Quando a organização valoriza seus colaboradores, favorece que este sentimento aflore e mova as pessoas no sentido do “vir a ser”, do transforma-se em um motivo para contribuir com seu conhecimento e desenvolver a Empresa como um todo.
Portanto, é motivador acordar todas as manhãs e saber que seguirá para um lugar onde terá a oportunidade de participar de projetos, colocando seu conhecimento e dedicação a serviço da construção de uma Organização melhor, e que além de colocar seu conhecimento a serviço, também terá a oportunidade de crescer estando em contato com outras pessoas que pertencem ao mesmo sistema e comungam dos mesmos objetivos, e estão dispostos a contribuir por serem reconhecidos e recebemr feedback que indica o caminho para chegar aos objetivos comuns da Empresa, estando em sincronia com a missão, visão e valores da mesma.
Porém, as Organizações de modo geral, não tem claro o que querem ou não comunicam claramente aos componentes qual é sua missão, sua visão e seus valores, por esta razão muitas vezes não constroem times de qualidade e não criam oportunidades para compartilhar os projetos e solicitar a participação motivadora.
Em um olhar superficial para uma Empresa, esta pode parecer que almeja somente o lucro. O lucro faz parte de uma organização de sucesso, mas se as Empresas se atinarem e olharem para seus colaboradores como parte integrante e razão do crescimento da Empresa, investindo em pessoas, começará a ter lucros. Pois, para cuidar de sua equipe e motivá-la para a produção, é necessário saber se a pessoa está na função certa, se tem paixão pelo que faz, conhecimento, mas também se tem energia para investir na direção de buscar o que necessita para atingir metas. Para isso, a avaliação de potencial é uma ferramenta adequada para que se possa pontuar e indicar o caminho. Mas também é fundamental que a Empresa tenha um plano de carreira para que o colaborador saiba onde pode chegar se ele investir em seu crescimento.
Portanto, sendo Empresário ou colaborador, se pergunte todos os dias o que o motiva a estar aqui?? O que posso fazer para ser melhor a cada dia??? A resposta certamente não virá no primeiro dia e também não será igual a cada dia que se perguntar, mas te fará a cada dia mais consciente de tua missão .

Psicóloga – Terapeuta Familiar e de Casal
Noemi Paulina Cappellesso Finkler
CRP 08/03539

Psicóloga – Terapeuta Familiar e de Casal
Elisa Mara Ribeiro da Silva
CRP 08/03543

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!