CADÊ O ENGRAXATE?

Até o final do século passado ainda muito se falava e utilizava os serviços do engraxate. Os jovens de hoje talvez nem saibam que profissão é essa. Mas muitos devem saber (senão todos) o que é um personal style, coisa que nossos pais e avós possam não ter a mínima ideia do que se trata.
O mundo mudou isto é fato. As mudanças exigem novas formas de se viver e agir. O que mais exige mudanças são os momentos de crise. As crises possibilitam e fazem com que cada um tenha que se renovar, reinventar. Hoje estamos passando por mais uma crise econômica (isso sem citar a crise política e social) e esta, como as demais, interfere nas relações de trabalho. Como e o que decidir em momentos de crise? Esta sem dúvida é a questão que mais causa insegurança, receio na hora de contratar e investir tanto em pessoas, quanto em serviços ou produtos. Porém, muitos também sabem que este é um momento de grandes oportunidades. Vejam bem: momentos de grandes oportunidades e não de tirar vantagem. O preço de se tirar vantagem de algo ou alguém traz sempre consequências imprevisíveis. No entanto, saber aproveitar o momento para, com riscos calculáveis, se dispor a inovar, eis uma grande alternativa. O verdadeiro empreendedor é aquele que encontra possibilidades em momentos e situações em que muitos só enxergam obstáculos. Estes existem sim, mas ultrapassá-los de forma consciente e ética é que direciona ao sucesso.
Mudar faz parte da vida. Deixar-se de ser o que se é para ser o que é possível e buscar alternativas para as novas perspectivas de vida, é notável. Precisamos parar de nos queixar, reclamar e criticar para assim enxergarmos as reais possibilidades. Talvez, nunca mais utilizaremos um engraxate para brilhar nossos sapatos, mas com certeza temos hoje a possibilidade de contratar alguém que nos faz brilhar, orientando a usar o calçado certo, para a ocasião certa com o mesmo guarda-roupa.

Psicóloga – Terapeuta Familiar e de Casal
Noemi Paulina Cappellesso Finkler
CRP 08/03539

Psicóloga – Terapeuta Familiar e de Casal
Elisa Mara Ribeiro da Silva
CRP 08/03543

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!