ASSUMIDO RESPONSABILIDADE

No ambiente empresarial e social estamos sempre buscando de quem é a responsabilidade pelas coisas acontecerem de determinada forma. Como se sabe normalmente as pessoas sentem-se mais a vontade em buscar no outro a responsabilidade pelos erros ocorridos pelos projetos não realizados e com isso nada muda pois as pessoas fazendo parte de um sistema são corresponsável pelo não acontecido. Quando alguém passa a você a responsabilidade é porque acredita que você é capaz de responder com habilidades o que lhe foi solicitado . Mas tudo depende de como recebemos a responsabilidades, pois podemos também receber com um sentimento de culpa e cobrança e assim passamos a dar desculpas pelo não acontecido e com este sentimento a analise fica prejudicada,pois a culpa esta muitas vezes impedindo a reflexão e a busca de soluções dos problemas.
Nas Empresas onde trabalhamos com assessoria Empresarial, trabalhamos com resoluções de problemas e frequentemente se escuta a desculpa erramos ou deixamos de fazer por estarmos sobrecarregados, ou porque quem deveria ter feito não o fez, se creditarmos a fatores externos a responsabilidade( ou culpa)pelo que acontece, vivemos a vida como vitimas destes fatores , portanto a sensação é que nada podemos mudar, mas qualquer comentário feito se passa pela visão de mundo que temos, se nos sentirmos como parte de um sistema então somos parte do problema e parte da solução, então eu tenho poder de ação e posso impedir que as coisas aconteçam em desconformidade, pois sou protagonista da história e devo assumir responsabilidade pelo que me acontece ou acontece no meu trabalho. Mas qual é minha responsabilidades em detectar um problema ocorrido e como proceder? Bem se temos clareza do todo , de como as coisas devem acontecer então fico atendo reviso a cada etapa e se chega para mim diferente do que havia sido passado entendo que algo esta em não conformidade e se sou comprometido solicito esclarecimento e impeço que continue sem que seja corrigido e replanejado, pois agindo assim vou estar diminuindo o prejuízo financeiro e com a imagem da Empresa que acorreu com a não conformidade com seus clientes. Muitas vezes as pessoas se calam diante de situações que não concordam para não se indispor com os outros , mas criam um mau estar e tecem criticas com pessoas que não podem resolver o problema. Este comportamento geram conflitos e desconfiança que prejudicam o relacionamento interpessoal.
Acreditamos que pessoas com perfil de protagonistas de sua história e assumem responsabilidades são mais aceitos no mercado de trabalho e tendem a ter carreira de sucesso e tornam-se indispensáveis nas empresas e na sociedade como um todo.

Psicóloga – Terapeuta Familiar e de Casal
Noemi Paulina Cappellesso Finkler
CRP 08/03539

Psicóloga – Terapeuta Familiar e de Casal
Elisa Mara Ribeiro da Silva
CRP 08/03543

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!