AGRESSIVIDADE NO TRABALHO. TEM SOLUÇÃO ????

As boas relações interpessoais, tão necessárias no mundo do trabalho para que se consiga resultados satisfatórios, têm se modificado neste século,pois o comportamento de modo geral temse alterado.As pessoas neste séculodemonstram um nível de agressividade maior que no século XX. Os ataques que até então eram impessoais se transformaram em ataques pessoais e diretos. Hojefamiliares discutem, colegas de trabalho brigam, grupos de adolescentes marcam pela internet encontros para lutar, pessoas que nem se conhecem se hostilizam pelas redes sociais, fanáticos assassinam inocentes, os fóruns estão abarrotados de processos… Será que se consegue compreender estas mudanças e encontrar soluções? Qual a atitude que se espera dos Gestores de Pessoas, diante dessa realidade?
É fato que o mundo atual, com seu bombardeio de informações e falta de tempopara assimilá-las e transformá-las em conhecimento, gera um nível de stressalto que propicia a intolerância ea falta de paciência com o outro e consigo mesmo, fazendo com que cada um fique preso a suas “verdades”, tornando-se, assim, agressivo. É importante, pois, compreender como a evolução da humanidade levou à intolerância e aosconflitos frequentes no mundo social, familiar e de trabalho. O que se percebe é que a humanidade, em sua grande maioria, ainda está presa a conceitos lineares de “ou isso ou aquilo” como base de valores do mundo das relações. Esta forma de conceber o mundo faz com que se viva nos extremos, “o meu lado e o seu lado”, e os relacionamentos sejam disputas de poder onde um ganha e o outro perde. Como ninguém gosta de perder, acontecem os ataques pessoais objetivando a destruição da ideia do outro, do projeto e até mesmo, do outro. Esta forma de viver impossibilita a escuta empática tão importante para que se possa compreender como o outro pensa, vive e entende suas verdades. É esse escutar empaticamente que proporciona um relacionamento sinérgico, cooperativo, de entendimento, uma condição de ganha/ganha, onde “o meu e o seu torna-se o nosso”. Para o mundo do trabalho o relacionamento sinérgico é motivador. É o que permite que as pessoas descubram que podem “pensar sobre o que pensam” e construamuma nova realidade e um trabalho que se propaga,ondeas descobertas se multiplicam fazendo com que cada um se sinta pertencente ao processo e aos resultados, por meio de vínculos profissionais por afinidade de propósitos.
Portanto, para diminuir a agressividade no trabalho é necessário recriar a sociedade para o futuro, ainda hoje.Para que isso aconteça, cada pessoa necessita conhecer a si mesma, como seus valores e crenças influenciam o que percebe. E estar disposta a ver e compreender o outro, como ele se vê e se conhece, ouvindo-o com empatia. Quando se consegue entender o ponto de vista de cada um, é possível compartilhar o que se pensa. Somente desta forma, juntos, será possível criar algo novo, como nunca fora sonhado. Uma nova realidade, onde possa existir o sucesso de um sem que se destrua o sucesso do outro.

Psicóloga – Terapeuta Familiar e de Casal
Noemi Paulina Cappellesso Finkler
CRP 08/03539

Psicóloga – Terapeuta Familiar e de Casal
Elisa Mara Ribeiro da Silva
CRP 08/03543

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!