ADMINISTRAR CONFLITOS! QUEM SE HABILITA????

Existem muitos conflitos nas Empresas e eles se devem ao fato de que as pessoas não percebem que todos os colaboradores de uma Organização estão no mesmo barco, pois se a Empresa se desenvolve, cresce, têm bons resultados, todos que fazem deste processo também evoluem e têm ganhos.Da mesma forma, resultados negativos atingem o grupoe traz consequências para todos.
Os problemas existentes nas Empresas são de ordens diversas, mas podem ser minimizados se as Empresas busquem, desde a fase de captação de talentos,perfis que estejam alinhados com sua Missão,Visão e Valores. E ainda, se após a captação, ofereçam treinamentos e oportunizem o desenvolvimento profissional e o crescimento pessoal, com políticas de carreiras justas e claras. Estas atitudes podem minimizar os conflitos, mas não podem impedir que eles ocorram. As pessoas que fazem parte de uma Empresa têm atividades diferentes que se complementam. Cada um realiza parte do trabalho para atingir o objetivo organizacional e os conflitos surgem das divergências de ideias; da crença que alguém possa ter deque seu trabalho é mais empenhoso, mais importante, mais necessário que o do outro; e pelas diferenças de personalidades tão importantes na composição de uma equipe. Estes aspectos quando mal gerenciados são grandes geradores de conflitos.
Bem, então quem se habilita a administrar os conflitos que serão inevitáveis nos relacionamentos de grupos? Ressalta-se que nem sempre a pessoa que esta na área administrativa ou gerencial é a pessoa que possui a habilidade para desempenhar tal papel, porém os conflitos necessitam ser administrados para que se obtenha o crescimento pessoal e o resultado organizacional. Situações de trabalho geram tensões e comportamentos de agressividade. Com isso, a resolução se dará com inteligência, diálogo e foco em resultados.E ainda, para se lidar com conflitos de ideias, é imprescindível evitar erros de comunicação que ao invés de resolução cria uma situação mais “tóxica” ainda para a Empresa, podendo levar a desestruturação e até a perda de talentos.
Portanto,a administração de conflitos é uma atividade importante e indispensávelnas Organizações, eé fundamental que quem a exerça tenha competência para tanto a fim de que o barco não termine de afundar, e que, ao invés disso,encontre em um futuro próximo águas calmas para continuar a navegar.

Psic. Elisa Mara Ribeiro da Silva Psic. Noemi P. Cappellesso Finkler
Terapeuta de Família e Casal Terapeuta de Família e Casal
CRP 08/03543 CRP 08/03539

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!