A INFLUÊNCIA DA TECNOLOGIA NO RELACIONAMENTO CONJUGAL

O rápido desenvolvimento e o acesso a tecnologia nos meios de comunicação tem trazido efeitos poderosos sobre as relações humanas e principalmente no relacionamento conjugal. Os celulares, o computador portátil que podem estar sempre junto à pessoa com várias possibilidade de acessos a jogos e, principalmente, a internet que oferece uma rica e estimulante fonte de atividades, pode distanciar mais do que aproximar o casal. O equilíbrio no uso é o que se recomenda, pois não se pode na atualidade deixar de utilizar a tecnologia disponível, mesmo porque esta é a linguagem do momento e ferramenta de trabalho para muitos profissionais.
A tecnologia hoje permite que as pessoas mesmo não estando juntas estejam conectadas, dando a falsa ilusão de poder acessar o outro a qualquer hora, porém faz-se necessário entender que algumas vezes a pessoa que deveria atender ao chamado pode estar ocupada com alguma outra atividade e não estar disponível prontamente, o que muitas vezes origina para quem ligou a possibilidade de criar uma série de fantasias. Um telefonema ou uma mensagem não atendidos pode dar margem a desconfiança, inclusive de estar sendo traído. Não é incomum um dos cônjuges vasculhar o celular do outro em busca de pistas do que acredita que esteja acontecendo, com isso quebra-se o respeito, a individualidade e a confiança tão necessária para um relacionamento duradouro e profundo.
A internet também tem contribuído para o afastamento do casal quando diante de crises ocorre a fuga para o mundo virtual e com isso perde-se o espaço da fala que é a via mais importante para o entendimento nos períodos de divergências, existente no relacionamento conjugal.
Portanto, a tecnologia deve vir a serviço do homem e como via da informação auxiliar no relacionamento interpessoal. Os casais podem se beneficiar com isso se souber utilizar o tempo e tiver equilíbrio no uso desta ferramenta tão moderna e atual para assim facilitar seu trabalho e ter mais tempo livre para dispor de sua afetividade para a vida a dois.

Psicóloga – Terapeuta Familiar e de Casal
Noemi Paulina Cappellesso Finkler
CRP 08/03539

Psicóloga – Terapeuta Familiar e de Casal
Elisa Mara Ribeiro da Silva
CRP 08/03543

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!