A EMPRESA QUE SELECIONA CONTRIBUI COM UMA SOCIEDADE MELHOR.

A sociedade como um todo é feita de pessoas diferentes em suas competências, necessidades, desejos e visão de mundo. Essas pessoas participam de vários sistemas e carregam em si sua cultura, seus valores, e em sua existência desejam contribuir para a construção da sociedade, mas nem sempre sabem como ou onde podem estar para que isso aconteça. As empresas também carregam seus sonhos de existir e permanecer contribuindo para o desenvolvimento da sociedade, sendo úteis no seu existir e na produção de bens e serviços, para isso precisam de pessoas com competências para desenvolver as mais diversas atividades que em sincronia uma com as outras criam o sistema organizacional.

Para que seja possível este encontro de pessoas e organização se faz necessário, por meio de técnicas e estudos desenvolvidos por profissional competente, promover o conhecimento tanto da empresa que necessita de colaborador, quanto da pessoa que busca um espaço ocupacional para agregar valor a uma organização.
A Psicologia Organizacional se propõe a ser uma via possível para que isso aconteça, pois, ao selecionar, o psicólogo busca conhecer a Empresa em sua missão, visão e valores, bem como em contato com potencias existente no mercado, identificar aquele que possui as competências necessárias para que a organização possa cumprir a missão de seu existir. Conhecendo aquele talento e analisando junto a ele quais seus desejos, necessidades, valores, visão de mundo e as competências que possui para fazer cumprir esses anseios, ou ainda, o que precisa desenvolver por meio de formações ou qualificações indicadas, com certeza diante deste entendimento essa pessoa irá se empenhar e dedicar em suas atividades para sua satisfação profissional.
Sabe-se que pessoas que trabalham desconectadas do que acreditam ou priorizam na vida são mais propensas a adoecer, e com isso adoecem também as organizações. Quem já não trabalhou ao lado de pessoa que ao receber um projeto novo diz logo que não vai dar certo? Ou não dão a importância e estudo aprofundados necessários ao que lhe é proposto? Ou ainda, muitas vezes sabotam o projeto fazendo mal o que lhe é determinado? É comum escutarmos pessoas nas organizações relatando tais fatos. Nesse sentido, o processo de seleção visa minimizar estas questões, fazendo uma aproximação de pessoas e organizações que possam caminhar com suas missões visões e valores sincronizados.
O investimento feito em seleção por profissionais qualificados se torna imensamente lucrativo tanto para empresa, quanto para as pessoas, pois embora vivemos em um “mundo de descartáveis”, as organizações precisam de “pessoas duráveis” e de continuidade, e as pessoas precisam traçar e seguir um caminho que traga satisfação e bem-estar.
Portanto, acreditamos que empresa que seleciona contribui para um mundo melhor, pois embora conflitos e dificuldades surjam ao longo do caminho a empresa sabe com quem pode contar, e as pessoas, reconhecendo a oportunidade e respeito que lhe dado, certas da possibilidade de contribuir com seu saber, estarão dispostas a seguir esse caminho de construção, mesmo que seja por um período de tempo, aquele necessário para o desenvolvimento de ambos.

Psicóloga – Terapeuta Familiar e de Casal
Noemi Paulina Cappellesso Finkler Noemi
CRP 08/03539

Psicóloga – Terapeuta Familiar e de Casal
Elisa Mara Ribeiro da Silva
CRP 08/03543

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!